Ataques de tropas sírias matam 5 civis nos arredores de Damasco

Cairo, 28 jan (EFE).- Cinco civis morreram e outros cinco ficaram feridos neste domingo em um ataque de artilharia das tropas leais ao presidente da Síria, Bashar al Assad, contra Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco, apesar de um cessar-fogo na região.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que entre as vítimas há uma mulher e uma criança, que morreram na cidade de Duma. Agora, já são oito civis mortos desde o início do cessar-fogo, que começou na meia-noite de sexta-feira, com mediação da Rússia.

Também foram registrados confrontos entre a Legião da Misericórdia e a Organização para Libertação do Levante, liderada pela ex-filial da Al Qaeda na Síria, contra soldados de Al Assad na região de Harasta.

A Legião da Misericórdia e o Exército do Islã estabeleceram um cessar-fogo com o governo, com mediação da Rússia, aliada de Al Assad, na última sexta-feira. Como condição, a oposição estabeleceu a chegada de ajuda humanitária na região e deu como prazo máximo um período de 48 horas para que isso ocorresse.

A Organização para a Libertação do Levante, que também atua em Ghouta Oriental, foi incluída na trégua de forma informal.

No entanto, o Observatório vem registrando violações do cessar-fogo desde sua entrada em vigor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos