Topo

Orca adestrada na França consegue reproduzir palavras como olá e até logo

31/01/2018 10h10

Londres, 31 jan (EFE).- Um orca adestrada em um parque aquático da França reproduz palavras como "olá" e "até logo", em inglês, a primeira de sua espécie a copiar a fala humana, segundo divulgou nesta quarta-feira a Royal Society of London (RSL).

Essa orca, que se chama Wikie, estudou para "falar" copiando um adestrador do citado parque, com quem conseguiu reproduzir termos como o nome de mulher "Amy" e contar "um, dois, três".

As baleias figuram entre os poucos animais que podem aprender a reproduzir um som novo após ouvi-lo.

Também os golfinhos e as Baleia-brancas estão entre esses mamíferos que copiam sons de outras espécies, enquanto algumas aves são capazes de imitar a fala humana.

Esta descoberta foi considerada "muito rara nos mamíferos" pelo especialista da Universidade de St. Andrews (Escócia) Josep Call, um dos pesquisadores do estudo.

Os cientuistas estudaram se a orca poderia aprender novos vocábulos por imitação e, para isso, centraram seus experimentos em um exemplar de fêmea do Marineland Aquarium, em Antibês, na França.

"A orca que estudamos em cativeiro era capaz de aprender vocalizações de outras orcas e também vocábulos humanos por imitação", sublinhou Call à BBC.

Segundo acrescentou este especialista, "este resultado sugere que esta é também uma explicação plausível sobre como as orcas estudam a vocalização de outras orcas e como desenvolvem os seus dialetos".

Por sua vez, Jose Abramson, da Universidade Complutense de Madri - outro pesquisador desse estudo - não descartou que algum dia seja possível manter "conversas" com Wikie.

Quando Wikie emite sons, está parcialmente submersa, com seu espiráculo exposto à superfície.