Ataque talibã contra base militar mata 18 soldados afegãos

Cabul, 24 fev (EFE).- Pelo menos 18 soldados morreram e outros dois ficaram feridos, neste sábado, em um ataque talibã ocorrido na madrugada contra uma base militar na província de Farah, no leste do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Um grupo de insurgentes atacou uma base no distrito de Bala Baluk, por volta das 3h (hora local), resultando em um confronto entre talibãs e forças de segurança, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa, general Dawlat Waziri.

Como resultado do ataque, 18 militares morreram e outros dois ficaram feridos, enquanto os insurgentes também sofreram um "grande número de baixas", afirmou Waziri, sem divulgar um balanço exato de vítimas entre os talibãs.

Os seguidores do mulá Haibatullah reivindicaram a autoria da ação através de uma mensagem no Twitter de seu porta-voz Zabiullah Mujahid, afirmando que capturaram dois soldados vivos e apreenderam armas e veículos.

Desde o final da missão de combate da OTAN, em janeiro de 2015, o Governo de Cabul foi perdendo terreno para os insurgentes até controlar apenas 57% do país, segundo o Inspetor Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.

Apesar disso, o número de vítimas civis pelo conflito do Afeganistão diminuiu pela primeira vez em seis anos em 2017, com uma queda de 9%, a respeito de 2016, embora cada vez são mais os mortos e feridos em atentados suicidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos