PUBLICIDADE
Topo

Coreias conversam sobre participação do Norte nos Jogos Paralímpicos

27/02/2018 06h32

Seul, 27 fev (EFE).- As duas Coreias iniciaram nesta terça-feira uma reunião de trabalho para tratar da participação da Coreia do Norte nos Jogos Paralímpicos de Inverno, que serão realizados no condado sul-coreano de PyeongChang, a partir do próximo dia 9 de março.

A reunião é realizada em Tongilgak (Pavilhão da Unificação), na faixa norte da Zona de Segurança Conjunta (JSA) que faz parte da fronteira entre os dois países, segundo explicou o Ministério da Unificação sul-coreano, através de um comunicado.

A delegação norte-coreana é liderada por Hwang Chung-song, um alto funcionário do órgão encarregado de administrar as relações com Seul, enquanto a Coreia do Sul - composta também por três membros - tem à frente a Lee Joo-tae, diretor-geral de intercâmbios intercoreanos no Ministério da Unificação de Seul.

"Nós vamos fazer um esforço para que estas conversas mantenham a atmosfera de melhoria das relações intercoreanas", disse Lee, antes de começar a reunião.

O encontro acontece depois da participação norte-coreana nos Jogos de Inverno de PyeongChang, encerrados no último domingo, trouxe a aproximação em anos entre os dois países vizinhos, que tecnicamente ainda estão em guerra.

Espera-se que durante as conversas de hoje, Seul e Pyongyang tratem temas de logística e falem sobre os esportes em que a Coreia do Norte competiria, mas exige que o Comitê Paralímpico Internacional (TPI) estenda convites a seus atletas para que possam participar dos Jogos.

As duas partes já acordaram em outras reuniões que a Coreia do Norte enviaria aos Jogos Paralímpicos uma delegação de umas 150 pessoas, incluindo atletas, músicos e animadoras.