Topo

Novo comboio humanitário segue para Ghouta Oriental

15/03/2018 05h39

Beirute, 15 mar (EFE).- Um novo comboio humanitário se dirige nesta quinta-feira ao principal reduto da oposição síria nos arredores de Damasco, Ghouta Oriental, alvo de uma ofensiva das forças governamentais.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou em comunicado que a caravana, organizada em parceria com o Crescente Vermelho Sírio e a ONU, está de caminho da cidade de Duma, a maior de Ghouta Oriental.

O comboio é composto por 25 caminhões, que atualmente estão esperando na passagem do campo de refugiados palestinos de Al Wafidin, que separa as áreas em poder das autoridades daquelas que estão nas mãos dos insurgentes em Ghouta Oriental.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos indicou que dezenas de bombardeios ocorreram nesta manhã na parte sul de Ghouta Oriental.

Pelo menos três pessoas morreram e outras 83 ficaram feridas pelos ataques aéreos de aviões não identificados contra Kafr Batna, Ain Tarma, Zamalka, Haza, Yisrin e Hamuriya.

Setenta desses feridos foram registrados em Hamuriya, quando tentavam fugir da cidade por conta da intensidade dos bombardeios.

Na semana passada, o CICV organizou junto com o Crescente Vermelho e a ONU um comboio para Ghouta Oriental, que aconteceu dois rodízios em dias separados.

A entrega da ajuda aconteceu no meio da continuação dos bombardeios na região, denunciaram os ativistas.

No primeiro dia de distribuição da assistência, o comboio teve que se retirar antes de tempo e não consegui repassar toda a carga que levava devido à intensidade dos ataques nos seus arredores.