Topo

Martin Scorsese ganha Prêmio Princesa de Astúrias das Artes de 2018

25/04/2018 11h14

Oviedo (Espanha), 25 abr (EFE).- O diretor, roteirista, ator e produtor de cinema americano Martin Scorsese, um dos cineastas mais importantes de Hollywood, ganhou nesta quarta-feira o Prêmio Princesa de Astúrias das Artes 2018.

Scorsese, que dirigiu filmes como "Touro Indomável", "Cassino", "Taxi Driver" e "Os Bons Companheiros", ganhador de um Óscar e três Globos de Ouro, se soma assim à relação de cineastas vencedores deste prêmio, entre eles seu amigo Francis Ford Coppola, premiado em 2015, o austríaco Michael Haneke, em 2013, e Woody Allen, em 2002.

Martin Scorsese (Nova York, 1942) fazia parte de uma lista de 35 candidatos de 21 países a receber a este prêmio, que contava com nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, o ator espanhol Antonio Banderas, entre outros.

O júri destacou que Scorsese é "um dos diretores mais destacados do movimento de renovação cinematográfica", que seus filmes "fazem parte da história do cinema" e que ainda estando em plena atividade, já se transformou em "uma figura indiscutível do cinema contemporâneo".

Reconhecido no mundo todo como "um dos grandes" do cinema, dirigiu mais de 20 de longas-metragens e produziu documentários, especialmente de músicos e bandas míticas, como os Rolling Stones, e de videoclipes históricos, como o de "Bad", de Michael Jackson.

Na última edição, o artista sul-africano William Kentridge (Johanesburgo, 1955) recebeu o Prêmio Princesa de Astúrias por seus desenhos, pinturas, gravuras, colagens, esculturas e fotografias, mas também por suas incursões no teatro, na ópera e na música.

Este foi o primeiro dos oito prêmios que a Fundação Princesa de Astúrias concede anualmente e que são sempre entregues outubro em uma cerimônia presidida pelo rei Felipe e sua esposa, a rainha Letizia.

O Prêmio Princesa de Astúrias das Artes é concedido "ao trabalho de cultivo e aperfeiçoamento da cinematografia, do teatro, da dança, da música, da fotografia, da pintura, da escultura, da arquitetura e de outras manifestações artísticas".