Topo

Kim e Moon terminam a sessão matinal da cúpula intercoreana

27/04/2018 00h43

Goyang (Coreia do Sul), 27 abr (EFE).- Os líderes da Coreia do Norte e a Coreia do Sul, Kim Jong-un e Moon Jae-in, terminaram nesta sexta-feira a sessão matinal da cúpula que realizam na fronteira e fizeram uma pausa para almoçar separadamente em diferentes lados da demarcação.

Kim e Moon estiveram reunidos durante aproximadamente 1h30 na Peace House, um edifício localizado no lado sul da zona de segurança conjunta, e então os líderes e suas delegações se dirigiram para lugares diferentes.

O líder supremo e sua comitiva se deslocaram para o pavilhão Panmungak, localizada em frente à demarcação militar e no território norte-coreano, enquanto a delegação sul-coreana, liderada por Moon, permaneceu na Peace House.

Kim e Moon realizarão ainda hoje uma segunda rodada de reuniões formais depois de participar de vários atos simbólicos, como plantar um pinheiro em cerimônia inspirada na paz.

Espera-se que os temas principais tratados nesta cúpula histórica sejam a desnuclearização da península, a manutenção do diálogo bilateral e a paz permanente entre os dois países que continuam tecnicamente em conflito desde o final da Guerra da Coreia, em 1953.

A sede do encontro é a Peace House, um edifício construído em 1989 e palco de várias reuniões intercoreanas (embora nunca uma cúpula) e condicionado nos últimos dias. É um prédio de três andares, terraço e porão operado pelo Serviço Nacional de Inteligência (NIS) sul-coreano.