Topo

Pence visitará obras de substituição de cerca na fronteira com o México

28/04/2018 13h58

Washington, 28 abr (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, viajará na segunda-feira para a fronteira com o México para visitar as obras de substituição de uma cerca que separa os dois países em Calexico, na Califórnia.

A Casa Branca anunciou neste sábado, em breve comunicado, a viagem. Será a segunda visita do vice-presidente à fronteira. Em fevereiro, Pence foi ao Texas para verificar os trabalhos na região do Vale do Rio Grande, um dos pontos mais usados por imigrantes.

Pence falará com os funcionários da Patrulha Fronteiriça em uma base da Marinha, que serve de sede para o órgão e tem a responsabilidade de vigiar 56 quilômetros dos 3.180 da fronteira que separa o México dos EUA.

Além disso, o vice-presidente receberá informações sobre o processo de construção do muro prometido ao longo da campanha e visitará o projeto de substituição da cerca em Calexico.

O presidente dos EUA, Donald Trump, causou polêmica em março ao citar a cerca de Calexico no Twitter. O empresário republicano usou as obras para afirmar que já estava começando a construir o muro prometido, mas a substituição foi aprovada em 2009, não agora.

O governo está analisando oito protótipos para o muro em um local da fronteira entre Otay Mesa, na Califórnia, e Tijuana, no México.

Segundo o Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP), o muro com o México será resultado da união de uma série de características dos protótipos.

Em março, Trump conseguiu que o Congresso aprovasse a destinação de US$ 1,6 bilhão para o projeto do muro, mas o Legislativo incluiu várias limitações. O presidente, por exemplo, só poderá usar o dinheiro para erguer cercas e não um muro de concreto.