PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Candidata negra Stacey Abrams disputará o governo do estado da Geórgia

23/05/2018 02h02

Atlanta (EUA), 23 mai (EFE).- A democrata Stacey Abrams foi escolhida na terça-feira candidata ao Governo do estado da Geórgia em uma histórica escolha que poderia levá-la a se tornar na primeira governadora negra dos Estados Unidos.

"Esta noite é apenas o começo. O caminho para (as eleições de) novembro vai ser duro e longo, mas o próximo passo é um que tomamos juntos", disse a candidata democrata, através das suas redes sociais, após se declarar vencedora e agradecer aos apoiadores.

Stacey Abrams, de 44 anos, ganhou as primárias democratas ao obter 75,4% dos votos, contra 24,6% de sua rival Stacey Evans, com 68% dos votos apurados.

O rival republicano da advogada ainda será conhecido, já que nenhum dos adversários nas movimentadas primárias conservadoras alcançou os 50% e os dois mais votados deverão se enfrentar no segundo turno.

Com 68% dos votos contabilizados, o atual vice-governador, Casey Cagle, lidera a votação com 38,6% dos votos e o secretário estadual de Estado, Brian Kemp, com 26,3%.

Se vencer as eleições gerais em novembro, Stacey Abrams, atual legisladora estadual, se tornaria na primeira governadora negra do estado, que tem 32% de população negra, e do país.

A Geórgia, no entanto, é um estado conservador do sul dos Estados Unidos, onde os republicanos dominaram na última década a maioria de estruturas de poder e no qual os democratas tiveram várias derrotas nas urnas.

Nas eleições presidenciais de 2016, o presidente Donald Trump, ganhou com 51,1% dos votos, contra 45,9% da ex-primeira-dama Hillary Clinton.

Hillary, de fato, apoiou Stacey Abrams durante as primárias, em uma das poucas disputas em que se envolveu em todo o país.

Internacional