PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Presidente da Itália encarrega formação de Governo a Giuseppe Conte

23/05/2018 15h00

Roma, 23 mai (EFE).- O presidente da Itália, Sergio Mattarella, encarregou nesta quarta-feira a formação de Governo ao jurista Giuseppe Conte, nome proposto ao cargo de primeiro-ministro pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S) e pela Liga Norte (LN).

Assim confirmou perante os veículos de imprensa Ugo Zampetti, secretário-geral do Palácio do Quirinale, após a reunião de quase duas horas mantida entre Mattarella e Conte.

Espera-se agora um comparecimento do candidato, que deve aceitar a incumbência "com reservas", um termo usado até que apresente sua lista de ministros ao presidente Mattarella.

Os seguintes passos são a apresentação dos ministros, o juramento e a troca de poderes com o Governo precedente e, por último, o voto de confiança nas duas sedes do Parlamento, na Câmara de Deputados e no Senado, previsivelmente na próxima semana.

Mattarella recebeu a proposta destes dois partidos contrários ao "establishment" na segunda-feira passada e se deu um prazo de dois dias para determinar a idoneidade do candidato proposto ao cargo de primeiro-ministro.

A figura de Conte foi posta em dúvida nesta semana pela falta de experiência política, mas sobretudo depois que alguns veículos de imprensa informaram que não cursou ou ministrou alguns cursos em prestigiadas universidades que figuram em seu currículo.

No entanto, seus apoiadores, o M5S e a LN, confirmaram que Conte seguia sendo o candidato.

Giuseppe Conte, original da Apúlia e com 54 anos, é professor de Direito administrativo reconhecido pelas posturas contra a burocracia legislativa e a favor da meritocracia.

Foi a proposta conjunta do M5S e da LN depois que seus respectivos líderes, Luigi Di Maio e Matteo Salvini, deram passagem ao lado para facilitar a formação do Executivo na Itália meses depois que em 4 de março foram realizadas as eleições.

Internacional