Topo

Rússia classifica de "absolutamente inaceitáveis" exigências dos EUA ao Irã

23/05/2018 07h48

Moscou, 23 mai (EFE).- As condições impostas pelos Estados Unidos ao Irã para não impor duras sanções econômicas são "absolutamente inaceitáveis para Teerã", advertiu nesta quarta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

"Preocupa que em Washington cresce como uma bola de neve a campanha contra o Irã. Dá a impressão que os Estados Unidos se decantaram definitivamente pela política de ameaças ao Irã", disse Zakharova em entrevista coletiva.

A Rússia, acrescentou, considera "ilegítimas" as últimas sanções adotadas contra Teerã e "tem a intenção de seguir no caminho da cooperação multilateral" com esse país.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou na segunda-feira 12 condições para alcançar um novo acordo com o Irã sobre os seus programas nuclear e balístico.

Entre essas condições estão o abandono "permanente" das dimensões militares de seu programa atômico, o fim do enriquecimento de urânio e o acesso incondicional à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a todas suas instalações nucleares.

Os EUA também exigem o fim do programa de desenvolvimento de mísseis balísticos, a libertação dos americanos detidos no Irã e o fim do apoio ao grupo libanês Hezbollah, ao palestino Hamas e Jihad Islâmica, às "milícias xiitas" no Iraque e aos houthis no Iêmen.