Topo

Coreia do Norte diz que fechamento de base nuclear prova aposta pela paz

24/05/2018 22h27

Seul, 25 mai (EFE).- A Coreia do Norte disse nesta sexta-feira que a demolição de sua base de teste nucleares realizada ontem, diante de um grupo de jornalistas estrangeiros, representa o fim de seus testes atômicos e mostra o esforço do país pela paz.

"O desmantelamento do centro de testes nucleares é uma clara manifestação da aposta pacífica da Coreia do Norte para se unir às aspirações e esforços internacionais no fim definitivo dos testes nucleares e fazer uma contribuição positiva em um mundo livre de armas atômicas", afirmou a agência estatal "KCNA".

O regime de Kim Jong-un detonou ontem na frente de 20 jornalistas de cinco países (Coreia do Sul, China, EUA, Rússia e Reino Unido) pelo menos três das quatro galerias subterrâneas do centro nuclear de Punggye-ri, na província de Hamgyong do Norte.

A "KCNA" voltou a afirmar nesta sexta-feira que a operação ocorreu de forma "transparente e completa".

A Coreia do Norte realizou nesta base seis testes nucleares, em 2006, 2009, 2013 e 2016, em duas ocasiões. O último e mais potente lançamento ocorreu em setembro do ano passado.

O desmantelamento de Punggye-ri foi anunciado após a cúpula entre os líderes das Coreias do Norte e do Sul, quando os dois países assinaram uma declaração se comprometendo a trabalhar pela total desnuclearização da península.

No entanto, a destruição da base nuclear coincidiu com o cancelamento da cúpula entre Coreia do Norte e os EUA, uma decisão anunciada de maneira abrupta pelo presidente Donald Trump.