Topo

Trump avalia como "produtiva" resposta de Kim a cancelamento de reunião

25/05/2018 10h23

Washington, 25 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que considera como "produtiva" a resposta dada pela Coreia do Norte à decisão de cancelar a cúpula com o líder do país, Kim Jong-un, e disse esperar que o movimento leve ao estabelecimento de uma paz duradoura.

"Receber o caloroso e produtivo comunicado da Coreia do Norte é uma notícia muito boa. Em breve veremos aonde isso nos leva, esperemos que a uma longa e duradoura paz. Só o tempo (e o talento) o dirão", escreveu o presidente americano no Twitter.

Em comunicado divulgado pela agência estatal "KCNA" e assinado pelo vice-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kim Kye-gwan, o regime de Kim disse que mantém as portas abertas para retomar o diálogo com os americanos em "qualquer momento".

"O nosso compromisso de fazer tudo o que possamos pelo bem da paz e pela estabilidade do mundo e da península da Coreia se mantém sem mudanças, estamos abertos a oferecer tempo e uma oportunidade aos EUA", afirmou o vice-ministro em comunicado.

Trump decidiu cancelar a cúpula com Kim Jong-un devido à "hostilidade" da Coreia do Norte em relação aos EUA. O presidente americano se referia a um comunicado que insultava o vice-presidente do país, Mike Pence, chamado de "tonto" pelo regime de Pyongyang.

A Casa Branca também afirmou que a Coreia do Norte não compareceu a uma reunião preparatória para a cúpula, deixando a delegação americana esperando, e não respondeu às tentativas de contato.

Trump lamentou críticas da oposição democrata na gestão das negociações com a Coreia do Norte.

"Os democratas estão claramente desejando que as negociações com a Coreia do Norte deem errado", afirmou Trump.