Topo

Mattarella convoca jurista Giuseppe Conte novamente para possível governo

31/05/2018 15h35

Roma, 31 mai (EFE).- O presidente da Itália, Sergio Mattarella, convocou nesta quinta-feira às 21h (horário local, 16h de Brasília) o jurista Giuseppe Conte, proposto como primeiro-ministro pelo partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo ultradireitista Liga Norte em sua tentativa anterior de formar um Executivo.

Conte irá ao Palácio do Quirinal, sede da presidência, para que previsivelmente Mattarella lhe encarregue de formar um novo governo depois do novo acordo ao que a Liga e o M5S chegaram hoje após o veto ao eurocético Paolo Savona, de 81 anos, como candidato a ministro de Economia.

Conti, professor de Direito Privado, deve aceitar o cargo e já apresentar sua lista de ministros.

A convocação de Conte aconteceu depois que o economista Carlo Cottarelli se recusou a formar o governo tecnocrata como o chefe de Estado havia lhe incumbido.

Mattarella tinha lhe encarregado de formar um Executivo tecnocrata e transitório para aprovar os orçamentos e levar o país às eleições em 2019, mas o novo acordo entre a Liga e o M5S fez com que fracassasse a opção Cottarelli para um Executivo.

O economista discursou depois do anúncio oficial para explicar que "nos últimos dias se abriu e fechou a perspectiva de se formar um governo político, razão pela qual não era necessário um governo técnico", e por isso rejeitou o mandato.

Cottarelli acrescentou que foi "uma honra trabalhar para o país" e quis agradecer a todas as pessoas que tinham se declarado disponíveis a formar sua equipe de governo.

"A formação de um governo político é a melhor solução para um país, tendo em vista a incerteza de novas eleições", concluiu Cottarelli, expressando seus melhores desejos para que o Executivo seja formado o mais rápido possível.

Por sua parte, Mattarella agradeceu em uma nota "a seriedade e o respeito das instituições e o grande trabalho pelo interesse nacional" de Cottarelli.