PUBLICIDADE
Topo

Ex-presidente haitiano Henri Namphy morre aos 85 anos

27/06/2018 12h02

Porto Príncipe, 27 jun (EFE).- O ex-presidente haitiano Henri Namphy, de 85 anos, morreu na terça-feira na República Dominicana em decorrência de um câncer, confirmaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes familiares.

A morte aconteceu nesta terça-feira na República Dominicana, onde Henri Namphy se exilou após ser desposto em setembro de 1988 por Prosper Avril, de acordo com as fontes.

Após a morte ser divulgada, o presidente do país, Jovenel Moise, expressou suas condolências à família do ex-tenente-general Namphy, que morreu "depois de uma longa doença" que combateu com "coragem", segundo escreveu em sua conta do Twitter.

Namphy, que nasceu em Porto Príncipe em 2 de novembro de 1932, dirigiu o Haiti desde 20 de junho de 1988 até 17 de setembro de 1988, após um golpe de Estado contra Leslie Manigat.

Desde a saída do país do ditador Jean-Claude Duvalier em fevereiro de 1986 e até a eleição do presidente Leslie Manigat, em janeiro de 1988 liderou o denominado Conselho Nacional que substituiu o deposto ditador, filho do ex-presidente François Duvalier.

Namphy esteve à frente do processo eleitoral, considerado fraudulento por observadores internacionais, que levou ao poder Leslie Manigat em 1987.

No entanto, liderou o golpe de Estado contra Manigat em 1988 e mais adiante foi deposto pelo general Avril.