Topo

Enviado da ONU se reúne com presidente honorário da Coreia do Norte

12/07/2018 00h19

Seul, 12 jul (EFE).- O secretário-geral adjunto para Assuntos Humanitários da ONU, Mark Lowcock, se reuniu com o presidente honorário da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, e outros membros do regime durante sua visita ao país, disseram nesta quinta-feira os veículos de imprensa norte-coreanos.

Lowcock fez uma visita de cortesia a Kim Yong-nam, que também tem o cargo de presidente da Assembleia Suprema do Povo (parlamento) norte-coreana, ontem, no salão da Assembleia de Mansudae, segundo informou a agência estatal de notícias "KCNA", sem dar mais detalhes do encontro.

O enviado das Nações Unidas foi visto no mesmo dia com o ministro de Saúde Pública da Coreia do Norte, Jang Jun-sang, com quem conversou no Palácio Cultural do Povo, em Pyongyang, ao lado do restante da equipe que o acompanha no país asiático.

Lowcock iniciou na última segunda-feira uma visita de quatro dias à Coreia do Norte, durante a qual também visitou a Fábrica de Alimentos Infantis da capital norte-coreana, a Torre Juche, localizada a margens do rio Taedong, em Pyongyang, o Centro Coreano de Reabilitação para Crianças com Incapacidade, afirmou a "KCNA".

A agência estatal norte-coreana, que não informou quando essas visitas aconteceram, também disse que Lowcock viajou até os condados de Unryul e Sinchon, na província de Hwanghae do Sul, para dar uma olhada nos "projetos de ajuda", mas sem fornecer maiores detalhes.

Mark Lowcock é o primeiro secretário-geral adjunto para Assuntos Humanitários da ONU que visita a Coreia do Norte desde 2011.

A viagem tem como objetivo se reunir com funcionários do regime, trabalhadores humanitários e cidadãos que recebem assistência humanitária para compreender melhor a atual situação no país.