Topo

Em SP, princesa Mako agradece brasileiros pela recepção à comunidade japonesa

Nelson ALMEIDA / AFP PHOTO
Imagem: Nelson ALMEIDA / AFP PHOTO

21/07/2018 17h33

A princesa Mako, neta mais velha do imperador Akihito, destacou neste sábado (21) na cidade de São Paulo a força da cultura japonesa no Brasil, em mais um ato da agenda de sua viagem oficial ao país para celebrar os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes do Japão.

"O Brasil é um país pelo qual sinto uma grande amizade desde que era pequena, apesar da enorme distância geográfica (...) E agora é uma alegria para mim ter podido visitar São Paulo como já fizeram meus pais três anos atrás", disse Mako, que agradeceu a "calorosa recepção" dos brasileiros à comunidade japonesa ao longo da história.

Mako, que iniciou sua primeira visita ao Brasil na quarta-feira no Rio de Janeiro, lembrou as "inumeráveis adversidades" que seus compatriotas enfrentaram, com "inteligência e integridade", ao chegar ao país, onde "contribuíram para seu desenvolvimento ganhando muita credibilidade da sociedade". Ela ainda completou:

É um prazer saber que a cultura japonesa está tão perfeitamente arraigada na sociedade brasileira

O Brasil é o país que acolhe a maior comunidade de japoneses do mundo fora do Japão, com cerca de dois milhões de pessoas. No Japão, os brasileiros formam uma das maiores comunidades de estrangeiros, com mais de 200 mil pessoas.

Grupo se apresenta durante o Festival do Japão, em São Paulo - Nelson Almeida / AFP - Nelson Almeida / AFP
Grupo se apresenta durante o Festival do Japão, em São Paulo, em homenagem ao 110º aniversário da imigração japonesa no Brasil
Imagem: Nelson Almeida / AFP

Em seguida, a princesa fez uma visita ao Festival do Japão, que desde sexta-feira e até amanhã realiza em São Paulo sua 21ª edição, com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições do país asiático para as novas gerações.

De acordo com a agenda oficial, a princesa Mako homenageou na tarde deste sábado os primeiros imigrantes japoneses que se fixaram no Brasil há 110 anos.

Segundo a programação, Mako deixou uma coroa de flores no Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa, no parque Ibirapuera, e percorreu depois o Pavilhão Japonês, inspirado no palácio de retiro imperial Katsura, em Kioto.

O espaço foi entregue pela colônia japonesa no quarto centenário da capital paulista, em 1954.

Este é a quarta viagem oficial da princesa Mako ao exterior após visitar El Salvador e Honduras em dezembro de 2015, o Paraguai em setembro de 2016 e o Butão em junho de 2017.

Trata-se também da sua primeira viagem desde que a Agência da Casa Imperial anunciou em fevereiro que o casamento com seu noivo Kei Komuro foi atrasado até 2020 "por falta de tempo para os preparativos".