Topo

Papa se reúne com 8 vítimas de abusos do clero na Irlanda

25/08/2018 16h32

Dublin, 25 ago (EFE).- O papa Francisco se reuniu neste sábado durante uma hora e meia com oito vítimas de abusos por parte do clero irlandês, durante seu primeiro dia de viagem a Dublin para participar do Encontro Mundial das Famílias.

O encontro, que já tinha sido anunciado pelo Vaticano às vésperas da viagem, aconteceu na nunciatura da capital irlandesa durante um momento de pausa na agenda do pontífice.

A reunião foi "com oito vítimas de abusos por parte do clero, de religiosos e institucionais", informou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

Em comunicado da Coalizão das Famílias, Mães e Filhos da Irlanda, duas pessoas deste grupo que participaram do encontro explicaram que Francisco condenou a corrupção e os acobertamentos e os qualificou de "caca", e que o interprete traduziu como "aquilo que se faz no banheiro" para usar um eufemismo.

Entre eles estiveram Marie Collins, que fez parte da Pontifica Comissão para a proteção de menores criada pelo papa e que a deixou em protesto, por considerar que suas atividades estavam sendo obstaculizadas.

Outras vítimas presentes foram os reverendos Patrick McCafferty e Joe McDonald, Damian O'Farrel, Paul Jude Redmond, Clodagh Malone e Bernadette Fathy, enquanto outra vítima, abusada pelo sacerdote Tony Walsh, preferiu ficar no anonimato.

Clodagh Malone, que nasceu na Casa das Mães e Filhos de São Patrício em Dublin e foi adotada com dez semanas, "solicitou ao papa que declarasse clara e publicamente que as mães naturais que perderam seus bebês por adoção não tinham feito nada errado e pediu reconciliação e reunião para estas famílias que foram destroçadas pela Igreja Católica tanto na Irlanda como no resto do mundo".

"O papa concordou em incluir a mensagem na sua missa amanhã ", garantiu na nota.

Redmond, nascido no Lar de Castlepollard e adotado aos 17 dias, pediu ao papa que se diga às freiras que dirigiam estes lugares "que aceitem suas responsabilidades pelo horror que ocorreu durante gerações" e que paguem os custos das investigações.

"O papa se desculpou com todos nós pelo que aconteceu nos lares", afirmou Redmond na nota.

O papa também recebeu uma cópia do livro de Redmond, "The Adoption Machine", que contém detalhes das milhares de mortes e horrores dos lares.

"O papa ficou realmente comovido ao informar-se dos 6.000 bebês que morreram e dos 3.000 bebes desaparecidos, e dos testes com vacinas. Levou as mãos à cabeça em estado de choque", asseguraram as vítimas.