Terminal de aeroporto japonês inundado por causa de tufão é reaberto

Tóquio, 14 set (EFE).- O Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, oeste do Japão, reabriu nesta sexta-feira, após dez dias, o terminal e a pista que ficaram bastante danificados durante as inundações por conta da passagem de um poderoso tufão.

O terminal 1 do aeroporto, o terceiro com o maior trânsito do país asiático e usado pela maioria das companhias aéreas, reabriu parcialmente com cerca de 25% de seus voos internacionais e 45% dos domésticos em operação, explicou à Agência Efe, um porta-voz do local.

Os passageiros começaram a embarcar em seus voos no terminal logo nas primeiras horas do dia, onde espera-se que decolem e aterrissem 115 voos, enquanto a operadora prevê que esteja funcionando em plena capacidade na próxima semana.

A reabertura ocorre uma semana depois de que outro terminal voltou a funcionar, que hoje já opera com 100% de sua capacidade, acrescentou o porta-voz.

O térreo do terminal 1 e a pista mais próxima ficaram completamente inundadas pela passagem do tufão Jebi, o mais poderoso a tocar a terra no Japão nos últimos 25 anos, que cruzou a metade oeste do país, no último dia, deixando 11 mortos e centenas de feridos.

As inundações no aeroporto, localizado em uma ilha artificial no meio da Baía de Osaka, deixaram isoladas 7,8 mil pessoas que foram evacuadas após passarem a noite em andares superiores do terminal.

A empresa que administra o aeroporto também informou que as vigas danificadas da ponte que une as instalações com cidades vizinhas, por onde transita o serviço de trem terminaram de ser retiradas hoje e a expectativa é que o serviço seja retomado na próxima semana, segundo informações da emissora pública "NHK".

O serviço ferroviário permaneceu paralisado desde o dia da passagem do tufão, depois que a ponte acabou danificada, após o choque contra um navio-tanque, que também obrigou o fechamento temporário do acesso rodoviário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos