Topo

Ex-premier da Malásia enfrenta outras novas 21 acusações em caso de corrupção

20/09/2018 03h22

Bangcoc, 20 set (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, comparecerá nesta quinta-feira a um tribunal, onde enfrenta 21 novas acusações por lavagem de dinheiro vinculados ao caso de corrupção no fundo estatal 1 Malaysia Development Berhad (1MDB).

O ex-mandatário, detido desde ontem após comparecer na comissão anticorrupção, foi levado hoje para a sede da polícia, onde foi interrogado sobre cerca de 2,6 bilhões de ringgits (cerca de US$ 627 milhões) supostamente desviados da 1MDB para suas contas privadas.

Najib, que após a declaração será levado perante o juiz, enfrenta nove acusações de recepção ilegal de dinheiro, mais cinco de uso ilegal de dinheiro e outras sete de transferência ilegal de dinheiro, todos estabelecidos sob a lei contra a lavagem de dinheiro, disse a polícia, através de um comunicado.

Elas se somam as outras quatro acusações por abuso de poder e três por lavagem de dinheiro que recebeu no mês passado, pela entrada em suas contas de aproximadamente US$ 10 milhões procedentes da SRC International, uma filial da 1MDB.

Najib, de 65 anos, foi primeiro-ministro da Malásia de 2009 até maio deste ano, quando, envolvido em escândalos de corrupção, perdeu as eleições gerais para a oposição liderada pelo veterano Mahathir Mohamad, seu antigo mentor.