PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Pompeo pode se encontrar com representante norte-coreano na próxima semana

30/10/2018 05h54

Seul, 30 out (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pode se reunir na próxima semana com um representante da Coreia do Norte para tentar concretizar uma nova cúpula, informou nesta terça-feira a agência "Yonhap", citando uma fonte próxima ao assunto.

Pompeo já disse em entrevista à rádio americana "Voice of America", no último dia 19, que esperava poder realizar uma reunião com um oficial norte-coreano "dentro de uma semana e meia".

"No momento em que o secretário Pompeo fez esse comentário (dia 19 de outubro), estava sendo planejado (o encontro) para final de outubro, mas eu entendo que foi adiada alguns dias devido a circunstâncias relacionadas com os EUA", contou a "Yonhap" a mencionada fonte, pertencente ao corpo diplomático da Coreia do Sul.

"O local provavelmente será a Costa Leste dos Estados Unidos", acrescentou, apontando para a possibilidade de que o encontro aconteça em Washington ou Nova York.

A fonte também afirmou que o interlocutor de Pompeo provavelmente seja Kim Yong-chol, responsável da inteligência norte-coreana e importante no diálogo iniciado este ano pelo regime de Pyongyang.

Kim já se reuniu com Pompeo em Nova York, em maio, para concretizar os detalhes da primeira cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.

O objetivo da nova reunião entre Pompeo e Kim Yong-chol seria concretizar uma segunda cúpula entre os líderes dos dois países para avançar no parado diálogo para a desnuclearização de Pyongyang.

Trump já disse que sua intenção era se reunir com Kim Jong-un após as eleições legislativas americanas, do dia 6 de novembro, e que estavam estudando três ou quatro possíveis locais para esta segunda cúpula.

Já o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, disse que a cúpula poderia acontecer no início de 2019.

Internacional