Democratas tiram republicanos do comando de 4 estados americanos
Os democratas foram eleitos, na terça-feira (6), em quatro estados governados pelos republicanos: Novo México, Michigan, Illinois e Kansas.
No Novo México, ganhou a congressista hispânica Michelle Luján Grisham, enquanto em Michigan a vitória foi de Gretchen Whitmer e em Illinois, de J.B. Pritzker.
Este último, herdeiro da rede hoteleira Hyatt, se transformará no político mais rico do país, com uma fortuna estimada em US$ 3,2 bilhões, acima do presidente Donald Trump, cujos bens somam US$ 3,1 bilhões, segundo a revista Forbes.
No Kansas, a democrata Laura Kelly derrotou o candidato republicano Kris Kobach, um aliado de Trump que tinha vencido as primárias republicanas para substituir o atual governador, o conservador Jeff Colyer.
Além disso, os democratas mantiveram os governos de Nova York, Pensilvânia, Minesota e Rhode Island; enquanto os republicanos fizeram o mesmo com os de Texas, Oklahoma, Wyoming, Arkansas, Tennessee, Alabama, Carolina do Sul, Maryland, Massachusetts e Nebrasca.
Por sua parte, o progressista Jared Polis se transformou no primeiro candidato abertamente homossexual a comandar um estado na história dos EUA com seu triunfo no Colorado contra o republicano Walker Stapleton, segundo as projeções de vários meios de comunicação.
Congressista na Câmara de Representantes desde 2009, Polis falou com orgulho de sua orientação sexual durante a campanha eleitoral e chegou a dizer que a sua vitória permitiria "colocar um dedo no olho" do conservador vice-presidente americano, Mike Pence, "que tem uma ideia muito pouca inclusiva dos EUA".
Embora seja o primeiro candidato abertamente gay eleito governador, outro governante de um estado americano, o democrata Jim McGreevey, revelou em 2004 que era homossexual enquanto estava à frente de Nova Jersey, enquanto a atual governadora do Oregon, a progressista Kate Brown, é abertamente bissexual.
Por outro lado, em Vermont, a candidata democrata Christine Hallquist não realizou seu sonho de ser a primeira governadora transexual dos Estados Unidos, ao ser derrotada pelo republicano Phil Scott.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.