PUBLICIDADE
Topo

Tsunami deixa 20 mortos e 165 feridos na Indonésia

22/12/2018 23h42

Bangcoc, 23 dez (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram, 165 ficaram feridas e duas estão desaparecidas em consequência de um tsunami no estreito de Sunda, entre as ilhas indonésias de Sumatra e Java, informaram neste domingo (data local) as autoridades.

"O número de vítimas o mais certo é que aumente se for levado em conta que não nos chegou informação de todas as áreas afetadas", afirmou em comunicado o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho.

O tsunami afetou especialmente o distrito de Pandenglang, onde houve 14 mortos e 150 feridos, assim como graves danos em casas, hotéis e infraestruturas.

Outras regiões afetadas são Lampung do Sul, com três mortos e 11 feridos, e Serang, com três mortos, quatro feridos e os dois desaparecidos.

Sutopo disse que é preciso investigar a causa do tsunami, embora tenha assinalado que o mais provável é que ele aconteceu por causa de um desprendimento de terra submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau e ressacas devido à lua cheia.

Aparentemente, a combinação de ambas os fatores motivou um tsunami repentino que chegou á costa.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia tenta determinar as causas com a Agência de Geologia. EFE