Sudão anuncia reabertura de fronteira com Eritreia, fechada há um ano
Cartum, 31 jan (EFE).- O presidente Sudão, Omar al Bashir, anunciou nesta quinta-feira a reabertura da fronteira com a Eritreia, que estava fechada por tempo indeterminado desde janeiro do ano passado com o objetivo oficial de combater a imigração ilegal e o contrabando.
"Agradeço aos países vizinhos e especialmente à Eritreia, e hoje anuncio desde Kasla a abertura das fronteiras com a Eritreia", afirmou o governante sudanês em discurso na cidade fronteiriça.
O Sudão fechou suas passagens fronteiriças em janeiro de 2018 e Bashir também ordenou reforçar com tropas militares a região que faz divisa com a Eritreia.
O presidente sudanês denunciou na época do fechamento da fronteira que tropas de Eritreia e Egito foram posicionadas no lado eritreu, uma área em que há presença de rebeldes sudaneses.
Em seu discurso de hoje, Bashir não explicou os motivos pelos quais decidiu reabrir as passagens fronteiriças.
Sudão e Eritreia normalizaram suas relações diplomáticas em 2006, após mais de uma década de tensões pelas acusações mútuas de apoiar grupos armados opositores a seus respectivos governos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.