Topo

Zarif viaja para o Líbano em meio a tensões com Israel

10/02/2019 09h48

Teerã, 10 fev (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, viajou neste domingo ao Líbano para se reunir com as autoridades do país árabe em meio às crescentes tensões entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah, apoiado por Teerã.

A visita de Zarif acontece depois que em 31 de janeiro foi anunciada a formação do Governo libanês, liderado pelo anterior primeiro-ministro Saad Hariri, quase nove meses depois da realização das eleições legislativas.

O Ministério de Relações Exteriores do Irã informou que o chefe da diplomacia tratará com os responsáveis libaneses "assuntos de interesse comum", sem detalhar as personalidades com as quais se reunirá.

Nas últimas semanas, a tensão entre Israel e o Líbano aumentou depois que Tel Aviv descobriu e destruiu túneis construídos pelo Hezbollah para território israelense.

O presidente israelense, Reuven Rivlin, ressaltou que Israel não ficará quieto se se sentir ameaçado desde território libanês e afirmou que o Irã "é um regime inimigo que não esconde sua intenção de destruir Israel".

Por sua vez, o líder de Hezbollah, Hassan Nasralah, disse no último dia 6 que o Irã pode ajudar a armar o Exército libanês, mas especificou que o Governo libanês não aceitou a ajuda iraniana.

"O destino da região está vinculado à existência da República Islâmica", ressaltou Nasralah, que advertiu que o chamado Eixo da Resistência contra Israel, integrado por Irã, Síria, Hezbollah e o palestino Hamas, "está mais forte do que nunca".

A última visita de Zarif ao Líbano foi há dois anos, quando sustentou conversas com o presidente do Líbano, Michel Aoun, e com o primeiro-ministro, Saad Hariri.EFE

Mais Internacional