Topo

Afundamento de mina deixa 1 morto e 60 desaparecidos na Indonésia

27/02/2019 05h12

Jacarta, 27 fev (EFE).- Um mineiro morreu e cerca de 60 pessoas estão desaparecidas na Indonésia após o afundamento, na noite de terça-feira, de uma jazida ilegal de ouro na ilha de Célebes.

Outras 13 pessoas feridas foram resgatadas na exploração localizada no município de Bolaang Mongondow, no norte de Célebes, segundo o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho.

"Quando dezenas de pessoas estavam extraindo ouro naquele local, os postes e tábuas que sustentavam a carga quebraram por causa das condições do solo e do grande número de túneis para mineração", disse Sutopo.

As equipes de resgate seguem hoje trabalhando em uma área íngreme e arborizada junto com outros mineiros e forças de segurança onde, de acordo com Sutopo, muitos dos desaparecidos poderiam continuar vivos sob os escombros.

A mineração ilegal é um fenômeno comum na Indonésia devido à permissividade das autoridades e os acidentes ocorrem com frequência por conta da falta de medidas de segurança. EFE