PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Aliados pressionam May a resolver questão da fronteira irlandesa

29/03/2019 14h12

Londres, 29 mar (EFE).- O Partido Democrático Unionista (DUP) norte-irlandês, aliado do governo do Reino Unido, explicou à primeira-ministra, Theresa May, que ainda vê a questão da fronteira irlandesa como o "principal problema" para confirmar o apoio ao acordo do Brexit, que foi rejeitado pela terceira vez pelo Parlamento nesta sexta-feira.

O "número dois" do partido, Nigel Dodds, pressionou a primeira ministra a "aproveitar o tempo que resta de maneira construtiva" para abordar "os riscos" do mecanismo de segurança pensado para evitar uma "fronteira dura" entre Irlanda do Norte - que faz parte do Reino Unido - e Irlanda.

A Câmara dos Comuns voltou a rejeitar o tratado de saída do Reino Unido já aceito pela União Europeia (UE). Entre os votos contrários ao acordo estavam os de dez deputados do DUP.

"Tomamos essa decisão por princípios, pois não acreditamos que o acordo de saída é benéfico para o futuro do Reino Unido", declarou Doods em Westminster.

O líder do DUP na Câmara dos Comuns opinou que nos últimos dias houve "bons progressos" nas negociações com o governo britânico, mas lamentou que não foram suficientes para apoiar May na votação.

"Lamentamos profundamente que aqueles que negociaram (com a UE) em nome do Reino Unido tenham perdido muitas oportunidades para escutar as nossas advertências sobre os perigos da proteção e para remediar as suas deficiências", afirmou Doods.

A cláusula prevê que o Reino Unido permaneça na união aduaneira e que a Irlanda do Norte também esteja alinhada com certas normas do mercado único até que seja estabelecida uma nova relação comercial entre ambas as partes, um processo que pode durar anos.

Segundo o DUP e a ala eurocética do Partido Conservador, esse mecanismo pode colocar em perigo a integridade constitucional e econômica de todo o país, assim como a relação da Irlanda do Norte com a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). EFE

Internacional