Topo

Boca de urna aponta vitória de partido de Zelenski em eleição na Ucrânia

20.mai.2019 - O presidente eleito da Ucrânia, Volodimir Zelenski, durante a cerimônia de posse - Vladyslav Musiienko/Ukrainian Governmental Press Service/Reuters
20.mai.2019 - O presidente eleito da Ucrânia, Volodimir Zelenski, durante a cerimônia de posse Imagem: Vladyslav Musiienko/Ukrainian Governmental Press Service/Reuters

Em Kiev

21/07/2019 15h17

O partido Servidor do Povo, liderado pelo presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, venceu as eleições legislativas antecipadas realizadas neste domingo, de acordo com pesquisas de boca de urna divulgadas após o fechamento das urnas.

O Servidor do Povo teria obtido entre 42,7% e 44,7% dos votos, o que deixaria o partido muito perto de conseguir a maioria absoluta na Rada Suprema, o parlamento da Ucrânia.

Segundo as pesquisas, a segunda posição ficou com a Plataforma Opositora pela Vida, com 13%., partido de orientação pró-Rússia. Já o Solidariedade Europeia, do ex-presidente Petro Poroshenko, vem na sequência, com 8,5% da preferência do eleitorado, seguido do Batkivschina, da ex-premiê Yulia Timoshenko, com 7,5% dos votos.

A grande surpresa, de acordo com as pesquisas de boca de urna, seria a entrada do Voz da Ucrânia (Golos) no parlamento. O partido do roqueiro Sviatoslav Vakarchuk teria superado a cláusula de barreira de 5% para ter representantes na Rada Suprema.

No melhor dos cenários para Zelenski, o Servidor do Povo e o Golos terão mais da metade dos votos no parlamento e poderiam formar governo sem a necessidade de recorrer a Timoshenko, que pretende ser mais uma vez primeira-ministra da Ucrânia.

Pouco depois da divulgação das pesquisas de boca de urna, Zelenski fez um breve discurso na sede de seu partido e voltou a afirmar, como já havia feito ao votar, que o novo primeiro-ministro deverá ser um tecnocrata, um "guru da economia" e não um representante da "velha política" como Timoshenko.

Além disso, Zelinski revelou que já convidou Vakarchuk a negociar a formação do novo governo. Parecendo concordar com o presidente, roqueiro respondeu que as mudanças na Ucrânia devem começar na Rada Suprema, onde, segundo ele, as forças políticas tradicionais dificultam a aprovação de leis contra a corrupção.

Cerca de 30 milhões de ucranianos estavam aptos a votar hoje, mas a participação foi menor do que a esperada pelas autoridades da Comissão Central Eleitoral, apesar de os números oficiais ainda não terem sido divulgados pelo órgão. EFE