Topo

Zarif parabeniza Boris Johnson e adverte que Irã defenderá suas águas

23/07/2019 10h35

Teerã, 23 jul (EFE).- O chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Yavad Zarif, parabenizou nesta terça-feira Boris Johnson por sua eleição como novo primeiro-ministro do Reino Unido e advertiu que o Irã defenderá suas águas no golfo Pérsico.

"O Irã não quer o confronto, mas temos 1.500 milhas de litoral do golfo Pérsico. Estas são nossas águas e nós as protegeremos", declarou Zarif em mensagem no Twitter.

A tensão entre o Irã e o Reino Unido aumentou desde a captura na sexta-feira passada de um petroleiro britânico no estreito de Ormuz pela Guarda Revolucionária.

As autoridades do Irã acusam a embarcação britânica Stena Impero de descumprir as normas de navegação e consideram que a retenção do petroleiro iraniano Grace 1, capturado no último dia 4 em Gibraltar, é ilegal, enquanto o Reino Unido alega o contrário.

Zarif reforçou hoje que o Grace 1 foi retido "a pedido dos Estados Unidos" e que a ação é "pura e simples pirataria".

Para proteger a navegação em Ormuz, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, defendeu ontem a formação de uma missão europeia.

"Se o Irã continuar por este caminho perigoso, deverá aceitar o preço de uma maior presença ocidental nas águas do seu litoral", advertiu Hunt.

Em resposta, o presidente iraniano, Hassan Rohani, ressaltou que o Irã é quem preserva "a segurança e a liberdade de navegação" no golfo Pérsico e que "não tem a intenção de aumentar as tensões" na região com outros países. EFE