Topo

Curdos dizem ter repelido início de invasão turca no norte da Síria

09/10/2019 19h05

Cairo, 9 out (EFE).- Os curdos confirmaram nesta quarta-feira que as forças turcas começaram sua invasão no norte da Síria, mas que conseguiram repelir o ataque terrestre na cidade de Tal Abyad, fronteira com a Turquia, sem nenhum avanço por parte das tropas de Ancara.

"O ataque terrestre pelas forças turcas foi repelido pelos combatentes das FSD", acrônimo das Forças Democráticas Sírias, uma aliança liderada por curdos, indicou em sua conta do Twitter, o porta-voz da aliança, Mustafa Bali.

Ele confirmou que o ataque ocorreu em Tal Abyad e que "não há avanços até agora" por parte dos turcos.

Pouco antes, Bali disse que os arredores do presídio de Al Chirkin, onde há prisioneiros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), "foi bombardeado pelo Exército turco", um local "onde os jihadistas mais perigosos estão presos".

Até agora, segundo os curdos, pelo menos oito pessoas, incluindo cinco civis, morreram por conta dos atentados do Exército turco contra o norte da Síria.

Os ataques ocorreram em várias cidades, como em Tal Abyad e Ras al Ain, áreas onde está localizada a faixa de fronteira que a Turquia planeja controlar e um dos motivos pelo qual iniciou a operação, a terceira contra o norte da Síria desde 2016.

Nesta área, chamada pelo governo turco de "área segura", Ancara pretende reassentar dois milhões de refugiados sírios que estão no país e que fugiram da guerra na Síria, iniciada em 2011.

Outro local foi Qamishli, uma das cidades mais populosas do território controlada pelos curdos no norte e nordeste da Síria, e onde Damasco também domina uma área, incluindo o aeroporto.

Esses ataques ocorreram logo após a Turquia anunciar oficialmente o início de sua operação militar no norte da Síria contra as milícias curdas, consideradas por Ancara como "terroristas", por conta de sua ligação com o grupo armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curdo-turca ativa na Turquia. EFE