Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump pede tratamento justo no Senado diante de possível "impeachment"

Presidente dos EUA, Donald Trump - TOM BRENNER
Presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: TOM BRENNER

Washington (EUA)

13/12/2019 14h56

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que encara os trâmites de um processo de impeachment, "deseja receber um tratamento justo no Senado e um devido processo que desgraçadamente segue sendo negado na Câmara dos Representantes", afirmou hoje a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham.

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes aprovou as acusações contra Trump por abuso de poder e obstrução do Congresso, que agora serão submetidas à votação no plenário da casa (de maioria democrata).

Em comunicado, Grisham acrescentou que "esta farsa desesperada da investigação do impeachment no Comitê Judiciário da Câmara chegou ao seu vergonhoso fim".

Em setembro, os democratas anunciaram o início de uma investigação de impeachment depois que um informante revelou aos serviços de inteligência o conteúdo de uma conversa telefônica de julho entre Trump e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski.

Na conversa, Trump pressionou o ucraniano a investigar o rival político e ex-vice-presidente Joe Biden, além do filho do democrata, Hunter, por suposta corrupção na Ucrânia.

Nos últimos meses, seis comissões da Câmara dos Deputados realizaram uma investigação para abrir um processo de impeachment do presidente com depoimentos de testemunhas tanto de portas fechadas como em público.