Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Catalunha, Quim Torra testa positivo para coronavírus

7.fev.2020 - O presidente regional da Catalunha, Quim Torra, em entrevista para a Reuters - Nacho Doce/Reuters
7.fev.2020 - O presidente regional da Catalunha, Quim Torra, em entrevista para a Reuters Imagem: Nacho Doce/Reuters

16/03/2020 17h13

Barcelona (Espanha), 16 mar (EFE).- O presidente regional da Catalunha, o independentista Quim Torra, vai ficar isolado a partir de hoje depois de ter sido diagnosticado com covid-19, a doença transmitida pelo novo coronavírus, conforme ele próprio informou em pronunciamento transmitido pela internet.

Torra, que apresentava os sintomas de tosse e febre há mais de 24 horas, decidiu se submeter ao teste depois do anúncio feito ontem pelo vice-presidente do governo regional catalão, Pere Aragonés, de que seu exame também tinha dado positivo.

O político pró-independência da Catalunha está confinado nas dependências presidenciais do Palácio da Generalitat, a sede do governo regional, e seu estado de saúde não tem complicações.

No pronunciamento, Torra pediu "autoconfinamento solidário de todos" os catalães e exigiu que o governo da Espanha, liderado pelo socialista Pedro Sánchez, "autorize imediatamente o plano de confinamento" para a Catalunha, já que as medidas adotadas pelas autoridades centrais lhe parecem "insuficientes".

Também hoje, a governadora da comunidade de Madri, Isabel Díaz-Ayuso, anunciou que foi infectada pela covid-19.

Torra e Díaz-Ayuso se juntam assim à lista de políticos espanhóis afetados pelo coronavírus, incluindo a ministra da Igualdade, Irene Montero, e o líder do grupo ultradireitista Vox, Santiago Abascal.