Topo

Cúpula Ibero-Americana é adiada para 1º semestre de 2021

08/07/2020 04h25

Madri, 7 jul (EFE).- A 27ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que aconteceria em Andorra em novembro, foi adiada nesta terça-feira para a primeira metade de 2021 devido às consequências da pandemia do novo coronavírus, segundo comunicado divulgado pela Secretaria Geral Ibero-Americana.

A mudança de data foi decidida hoje na Reunião de Responsáveis de Cooperação e Coordenadores Nacionais, da qual participaram representantes dos 22 países ibero-americanos. No mesmo encontro, realizado por videoconferência, o país anfitrião da cúpula apresentou ontem a proposta de reagendamento.

Apesar de Andorra também ter considerado a opção de realizar o evento de forma virtual na data marcada, o grupo preferiu adiá-la para deixar em aberto a possibilidade da presença pessoal dos líderes.

A reunião dos Ministros de Relações Exteriores Ibero-Americanos, a ser realizada ainda em 2020, adotará formalmente a decisão e definirá a data da cúpula.

"Mantemos a dinâmica de consenso na área da Conferência Ibero-Americana: todos os países apoiam o adiamento da Cúpula para a primeira metade de 2021", disse o Coordenador Nacional de Andorra para a cúpula, Jaume Gaytán, na nota.

Por sua vez, a secretária-geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, disse que a região está consolidando os trabalhos preparatórios para o evento e se adaptando ao que chamou de "novos desafios".

"Nestes tempos difíceis, os países ibero-americanos estão demonstrando seu firme compromisso com o multilateralismo e a cooperação na Conferência Ibero-Americana", acrescentou.

Os representantes nacionais que se reuniram ontem e hoje também aprovaram o novo calendário de reuniões preparatórias para a cúpula, que continuarão sendo realizadas virtualmente.

Dessa forma, o encontro dos ministros do meio ambiente, que acontecerá pela primeira vez em uma década, ocorrerá em 16 de setembro, e os da educação e da administração pública em 6 e 8 de outubro, respectivamente.