Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre Lee Teng-hui, 1º presidente eleito democraticamente em Taiwan

Lee Teng-hui, o primeiro presidente democraticamente eleito de Taiwan, em Taipei - Lam Yik Fei/The New York Times
Lee Teng-hui, o primeiro presidente democraticamente eleito de Taiwan, em Taipei Imagem: Lam Yik Fei/The New York Times

31/07/2020 04h19

Pequim, 30 jul (EFE).- O primeiro presidente eleito democraticamente em Taiwan, Lee Teng-hui, morreu nesta quinta-feira, aos 97 anos.

De acordo com a agência de notícias oficial "CNA", Lee morreu por falência múltipla de órgãos às 19h (horário local; 8h em Brasília). O ex-mandatário estava internado desde fevereiro no Hospital Geral de Veteranos em Taupei devido a uma pneumonia.

O político governou Taiwan durante 12 anos, após chegar ao poder em 1988, como sucessor de Chiang Ching-kuo, do qual era vice-presidente.

Como líder do agora opositor Partido Nacionalista (Kuomintang, KMT), Lee deu continuidade ao processo de democratização da ilha, considerada por Pequim uma província rebelde, e se tornou em 1996 o primeiro presidente taiuanês eleito em sufrágio universal e direto.

Cinco anos depois, foi expulso do partido após a derrota nas eleições de 2000 e lançou outro grupo, a União pela Solidariedade de Taiwan, aliado do hoje governante Partido Democrático Progressista. Lee impulsionou um processo de "taiwanização" da ilha e propôs que China e Taiwan sigam caminhos separados.

Nos últimos anos, o ex-presidente foi processado por corrupção por supostamente utilizar recursos públicos para reforçar as relações diplomáticas com a África do Sul, mas acabou sendo absolvido.