Topo

Irã tem recorde no número de casos e de mortes ao longo de toda a pandemia

27/10/2020 17h15

Teerã, 27 out (EFE).- O Irã registrou nesta terça-feira os recordes de contágio do novo coronavírus e de mortes provocadas pela Covid-19, segundo balanço apresentado pelo Ministério da Saúde do país.

Ao longo das últimas 24 horas, foram notificados 6.968 casos de infecção e 346 óbitos, números mais altos, inclusive, dos que os contabilizados durante a primeira onda de propagação do patógeno, que tornaram o Irã um dos países mais afetados do mundo.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, o Irã registrou 581.824 casos e 33.299 falecimentos.

Segundo a porta-voz da pasta, Sima Sadat Lari, de todas as pessoas que deram positivo em teste para o novo coronavírus ao longo desta segunda-feira, 2.135 precisaram ser hospitalizadas.

Atualmente, de acordo com a mesma fonte, quase 5 mil pacientes estão em estado considerado crítico e, por isso, precisam ser tratados em unidades de terapia intensiva.

Sadat Lari aproveitou para fazer um alerta sobre os últimos dados sobre o cumprimento dos protocolos de saúde no Irã, que gira em torno de 57,7%, que considerou muito baixa.

Como tentativa de reforçar a luta para evitar a propagação do novo coronavírus, o presidente do país, Hassan Rohani, nomeou o ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli, como comandante da sede de operações nacionais contra a pandemia.

Desde o início do mês, várias restrições estão sendo aplicadas nas cidades mais afetadas, como o fechamento de escolas, mesquitas, centros culturais. Além disso, eventos foram cancelado, e o uso de máscaras se tornou obrigatório. EFE

mv/bg