Topo

Diretor da OMS faz apelo para população evitar grandes festas de fim de ano

Diretor da OMS faz apelo para população evitar grandes festas de fim de ano - diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus [fotógrafo] [Reprodução/ OMS]
Diretor da OMS faz apelo para população evitar grandes festas de fim de ano Imagem: diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus [fotógrafo] [Reprodução/ OMS]

30/11/2020 18h21

Genebra (Suíça), 30 nov (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo nesta segunda-feira para que seja evitada a participação em festas de fim de ano com grande número de pessoas, para evitar a propagação do novo coronavírus, que provoca a covid-19.

"É recomendável realizar comemorar em casa, evitar reuniões com pessoas de fora, e se houver encontros, essas pessoas devem estar, de preferência, no exterior, com distância física e usando uma máscara", aconselhou líder da agência, em entrevista coletiva.

"Todos temos que nos perguntar se, nestas circunstâncias, é preciso viajar, se é realmente necessário, pois, é o momento de ficar em casa e seguro", completou.

Na semana passada, Tedros destacou a primeira queda clara nos casos globais de infecção pelo novo coronavírus desde setembro, especialmente, por causa da desaceleração do contágio na Europa, no entanto, advertiu que o cenário poderia mudar rapidamente. Hoje, o diretor-geral da OMS reforçou o alerta.

"A pandemia vai mudar a maneira como celebramos, mas isso não significa que não possamos fazê-lo", disse Tedros, que admitiu entender o desejo das famílias se reunirem, embora afirme que é preciso atenção.

"Temos que considerar os riscos que corremos com nossas decisões", acrescentou.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde admitiu o temor de que as festas de fim de ano se tornem o fator de produção de uma nova onda de infecções pelo novo coronavírus no mundo, já que não há garantias de uma vacinação em massa até lá.

A Tedros também recomendou que sejam evitados "os shoppings, se houver muita gente neles", sugerindo que a população tente ir em horários de menor movimento e busque optar pelo comércio eletrônico".