Topo

OMS informa que 42 países já começaram vacinação, a maioria desenvolvidos

Alemanha: Mulher é vacinada no centro de vacinação Treptow Arena em Berlim - POOL/REUTERS
Alemanha: Mulher é vacinada no centro de vacinação Treptow Arena em Berlim Imagem: POOL/REUTERS

08/01/2021 22h08

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira que 42 países já iniciaram campanhas de vacinação contra a covid-19, mas advertiu que 36 deles são desenvolvidos, motivo pelo qual considera necessário aumentar os esforços para que a imunização também chegue aos países mais pobres.

"Há um problema claro, pois os países de baixa e média renda ainda não estão recebendo a vacina, o que pode ser resolvido através do programa COVAX", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ao se referir à iniciativa da organização para repartir doses equitativamente.

Em entrevista coletiva, o chefe da OMS afirmou que atualmente "os países ricos compraram a maioria do fornecimento das diferentes vacinas" e, ao mesmo tempo, estão firmando acordos bilaterais para a aquisição de mais doses, "o que potencialmente pode aumentar o preço para todos".

"Um nacionalismo de vacinas prejudica todos nós", declarou Adhanom, ao pedir para que os países que compraram vacinas em excesso doem doses.

"Nenhum país é suficientemente especial para pular a fila e vacinar toda a sua população enquanto outros ainda não têm acesso às doses. Não percam a oportunidade de proteger as vidas daqueles em maior risco e assegurem que todas as economias tenham uma forma de se recuperar", concluiu o dirigente.