Topo

José Mujica passará por endoscopia devido a espinha no esôfago

Jose Pepe Mujica - Tony Gentile/Reuters
Jose Pepe Mujica Imagem: Tony Gentile/Reuters

EFE

28/04/2021 00h51

O ex-presidente do Uruguai José Mujica foi hospitalizado com urgência nesta terça-feira e será submetido a uma endoscopia ainda hoje depois de ter se engasgado com uma espinha, que ficou presa a seu esôfago durante uma refeição.

A informação foi confirmada à Agência Efe pelo presidente do centro hospitalar Casmu, Raúl Rodríguez, que disse que o ex-chefe de governo está em boas condições de saúde, mas é necessário que a espinha seja removida para que não haja complicações.

No momento, sabe-se que Mujica comeu algo com espinha, provavelmente um peixe, e uma delas ficou preso em seu esôfago. Contudo, segundo Rodríguez, não houve perfuração. Às 21h (local e de Brasília) o médico Martin Fraschini tentará fazer a remoção com um fibroscópio.

O presidente do Casmu acrescentou que o procedimento levará cerca de dez minutos, embora tudo dependerá de quanto tempo levará para encontrar a espinha.

O ex-guerrilheiro e ex-presidente de 85 anos desistiu de sua cadeira no Senado no ano passado, após o aumento de casos de coronavírus e devido ao risco que isso representava para sua saúde, já que além de sua idade avançada ele sofre de uma doença autoimune.