UE ativa sistema de satélites para monitorar erupção de vulcão na Espanha
Além disso, Comissão Europeia (CE) já está em contato com as autoridades do país europeu para oferecer apoio adicional, afirmou a presidente do Executivo comunitário, Ursula von der Leyen.
"Estamos juntos com todas as pessoas nas Ilhas Canárias, diante da erupção do vulcão em La Palma. Estamos em contato com as autoridades espanholas para prover apoio adicional, caso necessário", afirmou a líder europeia, que está em Nova York, nos Estados Unidos, para participar da Assembleia Geral da ONU.
A UE ativou, a pedido do serviço de defesa civil do bloco, o sistema de mapeamento rápido dos satélites Copérnico e utilizará o satélite Sentinel 2 para manter o controle da situação na região, de acordo com informações divulgadas pela Comissão Europeia.
O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) informou hoje que a erupção, que começou às 11h12 (de Brasília), lançou de 6 mil a 9 mil toneladas diárias de dióxido de enxofre (SO2). A lava é lançada a uma altura média de seis metros e avança a 700 metros por hora.
Enquanto isso, mais de 5 mil pessoas já tiveram que deixar os locais onde viviam, para que tivessem a segurança garantida. A Unidade Militar de Emergências do Exército da Espanha deslocou para a região 67 integrantes e 30 veículos. EFE
lpc/bg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.