Embaixador dos EUA no México pede ação conjunta por fim da crise migratória
Cidade do México, 9 out (EFE).- O embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, afirmou neste sábado que os dois países precisam trabalhar em conjunto para resolver a crise migratória que se agravou nos últimos meses.
"Estamos comprometidos a alcançar uma solução, e entre Estados Unidos e México tentaremos encontrar soluções", indicou o diplomata, na primeira entrevista coletiva que concedeu depois que assumiu a função.
Salazar admitiu que a migração, especialmente, de haitianos, não foi o tema central da reunião de sexta-feira entre o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, embora tenha reconhecido que a questão preocupa os dois governos.
"É um assunto muito importante para ambos os países. É um tema importante para todo o hemisfério ocidental", afirmou o embaixador.
"Temos muito o que fazer. É preciso ver como daremos esperança, criando empregos e dando melhores oportunidades", disse Salazar, em referência a situação, especialmente, dos haitianos, que deixam o país de origem em direção aos EUA e acabam permanecendo no México.
Desde janeiro, já foram registrados 147 mil migrantes ilegais pelo México, o triplo do que o contabilizado durante todo o ano de 2020. Já os Estados Unidos identificaram 212 mil detidos sem documentação regular, tentando entrar no país. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.