Topo

Esse conteúdo é antigo

Felipe VI oferece apoio para sociedades "mais democráticas" na América Latina

17/01/2022 20h02

Madri, 17 jan (EFE).- O rei da Espanha reafirmou nesta segunda-feira que o país está disposto a continuar apoiando a construção de "sociedades mais justas, mais seguras e mais democráticas" na América Latina, de acordo com os princípios e valores que compartilha com a região.

Felipe VI, acompanhado pela rainha Letizia e o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, liderou a tradicional recepção para o corpo diplomático na Espanha no Palácio Real, em Madri, onde mais uma vez mencionou os fortes vínculos com a América Latina, sem se referir à relação com um país específico.

O monarca destacou o fato de que o governo espanhol restaurou a Secretaria de Estado para a Ibero-América, o Caribe e o Espanhol no Mundo, decisão tomada pelo ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, após tomar posse, em julho do ano passado.

"O objetivo é tornar a dimensão ibero-americana da Espanha, que está intimamente ligada ao nosso ser e à nossa maneira de estar no mundo, ainda mais única e poderosa. E isso nos permitirá aumentar o ritmo de trocas e visitas que já foi reativado no último ano", disse Felipe VI.

O rei da Espanha lembrou que em 2021 houve eleições importantes na América Latina e que neste ano também haverá pleitos importantes.

"A partir da Espanha, continuaremos a apoiar a construção de sociedades mais justas, seguras e democráticas, de acordo com os princípios e valores que compartilhamos", enfatizou.

O ano passado permitiu à Espanha "fortalecer os laços históricos" com a América Central, onde "continua a apoiar a construção da paz, como no resto da região".

A recepção não foi contou com a presença dos novos embaixadores dos Estados Unidos e do México, que já foram nomeados, mas ainda não entregaram suas credenciais ao rei da Espanha.

Com postos a preencher, Cuba e Venezuela também não tiveram embaixadores na cerimônia, e países como Peru e Panamá também foram representados por encarregados de negócios.

Felipe VI, que valorizou a relevância do idioma espanhol, confirmou que viajará a Porto Rico de 24 a 26 deste mês por ocasião do 5º centenário da capital, San Juan, que foi comemorado no ano passado.

"Minha presença nesta cidade histórica será uma nova reafirmação da grande história que nos une a Porto Rico e aos Estados Unidos", declarou.

CÚPULAS IBERO-AMERICANAS E UNIÃO EUROPEIA.

O rei da Espanha citou as cúpulas ibero-americanas, ressaltando seus 30 anos de "atividades frutíferas e resultados úteis para os cidadãos" como "um fórum multilateral privilegiado de diálogo político, acordo e cooperação, baseado no consenso".

Ele afirmou esperar que a edição deste ano, na República Dominicana, seja "uma grande oportunidade para continuar a fortalecer sua eficácia".

Felipe VI também mencionou a relação entre a União Europeia e a América Latina, "objeto de atenção especial da Espanha", e disse torcer para que ocorra "em breve" a assinatura da modernização dos acordos de associação com o México e o Chile e a ratificação do acordo com o Mercosul. EFE