OMS alerta sobre "impacto catastrófico" da pandemia em pacientes com câncer
Copenhague, 3 fev (EFE).- O impacto do coronavírus no sistema de saúde teve um efeito "catastrófico" sobre os pacientes com câncer, com até 50% dos serviços de diagnóstico, triagem e tratamento afetados em vários países, advertiu nesta quinta-feira o escritório regional europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O diretor da OMS-Europa, Hans Kluge, lamentou a "interação mortal" criada pela pandemia de covid-19 e ressaltou que 44% dos países de todo o mundo relataram um aumento nos atrasos nos serviços relacionados ao câncer no segundo semestre de 2021.
Durante o início da pandemia, os diagnósticos de tumores invasivos caíram, por exemplo, 44% na Bélgica; a triagem do câncer colorretal caiu 46% na Itália e o número de cânceres diagnosticados na Espanha em 2020 foi 34% menor do que o esperado.
A situação global em relação ao tratamento do câncer melhorou nos últimos meses da pandemia, mas a reação em cadeia causada por essas interrupções será sentida "por anos", frisou Kluge.
O diretor da OMS-Europa admitiu que os profissionais da saúde estão "sobrecarregados" e "exaustos" após dois anos da pandemia, mas enfatizou a importância de voltar ao caminho certo em uma situação "sem precedentes".
"Qualquer fôlego que nos for dado pela ampla imunidade proporcionada pela vacinação e pela menor gravidade da variante ômicron, juntamente com a chegada da primavera e do verão (no hemisfério norte), deve ser usado imediatamente para permitir que os profissionais da saúde retornem a outras funções importantes e reduzam os atrasos nos serviços de doenças crônicas", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.