Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS alerta sobre "impacto catastrófico" da pandemia em pacientes com câncer

Pandemia teve efeito "catastrófico" em pacientes com câncer, segundo a OMS - iStock
Pandemia teve efeito "catastrófico" em pacientes com câncer, segundo a OMS Imagem: iStock

03/02/2022 14h00Atualizada em 03/02/2022 14h26

Copenhague, 3 fev (EFE).- O impacto do coronavírus no sistema de saúde teve um efeito "catastrófico" sobre os pacientes com câncer, com até 50% dos serviços de diagnóstico, triagem e tratamento afetados em vários países, advertiu nesta quinta-feira o escritório regional europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diretor da OMS-Europa, Hans Kluge, lamentou a "interação mortal" criada pela pandemia de covid-19 e ressaltou que 44% dos países de todo o mundo relataram um aumento nos atrasos nos serviços relacionados ao câncer no segundo semestre de 2021.

Durante o início da pandemia, os diagnósticos de tumores invasivos caíram, por exemplo, 44% na Bélgica; a triagem do câncer colorretal caiu 46% na Itália e o número de cânceres diagnosticados na Espanha em 2020 foi 34% menor do que o esperado.

A situação global em relação ao tratamento do câncer melhorou nos últimos meses da pandemia, mas a reação em cadeia causada por essas interrupções será sentida "por anos", frisou Kluge.

O diretor da OMS-Europa admitiu que os profissionais da saúde estão "sobrecarregados" e "exaustos" após dois anos da pandemia, mas enfatizou a importância de voltar ao caminho certo em uma situação "sem precedentes".

"Qualquer fôlego que nos for dado pela ampla imunidade proporcionada pela vacinação e pela menor gravidade da variante ômicron, juntamente com a chegada da primavera e do verão (no hemisfério norte), deve ser usado imediatamente para permitir que os profissionais da saúde retornem a outras funções importantes e reduzam os atrasos nos serviços de doenças crônicas", disse.