Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia diz que 1ª fase de "operação" na Ucrânia está quase terminada

25/03/2022 16h20

Moscou, 25 mar (EFE).- O alto comando do exército da Rússia deu nesta sexta-feira por praticamente terminada a fase inicial da chamada "operação militar especial" lançada na Ucrânia em 24 de fevereiro.

"No geral, as principais missões da primeira etapa da operação foram cumpridas", afirmou, em entrevista coletiva, o chefe-adjunto do Estado Maior Geral das Forças Armadas russas, o general Sergey Rudskoi.

O militar explicou que o potencial de combate das tropas ucranianas "se reduziu consideravelmente", o que permite concentrar esforços no principal objetivo, que é "a libertação do Donbas".

Rudskoi indicou que, durante oito anos, na zona da chamada operação das forças conjuntas ucranianas no Donbas, estas prepararam uma sólida linha de defesa escalonada, com fortificações de concreto.

O chefe-adjunto do Estado Maior Geral das Forças Armadas detalhou que, para minimizar as baixas da Rússia e das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, as ações ofensivas são precedidas por um potente bombardeio às instalações do adversário e suas reservas.

Segundo Rudskoi, as tropas da Ucrânia tiveram 7 mil militares mortos, sendo 16 mil baixas totais, incluindo feridos, o que representa 26% do total do efetivo.

Por sua vez, a mesma fonte informou que 1.351 militares russos morreram na "operação militar especial ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin. EFE