Topo

Esse conteúdo é antigo

Exército russo entra na cidade de Severodonetsk, na Ucrânia

30/05/2022 14h48

Kiev, 30 mai (EFE).- O exército da Rússia entrou nesta segunda-feira na cidade de Severodonetsk, a última em importância que ainda não era controlada pelos militares enviados por Moscou para a província de Lugansk no leste da Ucrânia, conforme relatou o governador Serhiy Haidai.

"Já estão ocorrendo confrontos nas ruas de Severodonetsk. O inimigo avança", garantiu o líder político provincial.

Haidai relatou que três médicos que percorriam a cidade em um veículo, como voluntários, desapareceram.

Segundo o governador, a "infraestrutura crítica da cidade foi destruída em quase 100%", enquanto 90% das casas foram danificadas, sendo que a metade delas está em ruínas.

Além disso, Haidai afirmou que Severodonetsk "está cheia de cadáveres russo, as ruas estão em chamas, e no futuro isso pode provocar o desenvolvimento de infecções".

Além disso, o exército russo tenta controlar a rota entre as localidades próximas de Lysychansk-Bakhmut, cidade que foi fortemente bombardeada, por isso, há risco de circulação próxima a ela.

Em mensagem anterior, Haidai confirmou que a difícil situação desta localidade, com o aumento de combates também na vizinha Lysychansk.

"O inimigo usou todas as armas possíveis, usa também aviões. No entanto, nossas forças armas se defendem firmemente para evitar que o inimigo avance", disse.

As tropas da Rússia centraram os ataques nas últimas semanas em Lugansk e Donetsk, ambas regiões pró-russas na Ucrânia que ficam na região do Donbas, área na fronteira entre os dois países.

Moscou tenta controlar esta área para estabelecer um correador que permita mover tropas e material do leste para o sul, após a conquista de Mariupol, no mar de Azov, e manter ocupada a península da Crimeia. EFE