Topo

Veneza perde 14 mil moradores em 20 anos e sofre com turismo em excesso

11/08/2022 18h56

Roma, 11 ago (EFE).- O centro histórico de Veneza, no norte da Itália, perdeu 14 mil habitantes nos últimos 20 anos e agora tem pouco menos de 50 mil, um número que mostra o despovoamento sofrido pela cidade dos canais, cada vez mais marcada pelo excesso de turistas.

Especificamente, o centro de Veneza tem 49.997 moradores, enquanto em 2002 contava com 64 mil, e em 2012, com 58,2 mil, de acordo com dados do escritório municipal de estatísticas divulgados na imprensa italiana nesta quinta-feira. Para efeito de comparação, antes da pandemia de covid-19, mais de 100 mil turistas visitavam a cidade por dia.

Associações de moradores de Veneza como "Tutta la città insieme" lamentaram que ela esteja sendo "esvaziada de sua própria vida" e pediram à prefeitura para que tome medidas que protejam a cidade do chamado 'overtourism', ou superlotação turística sem que haja estrutura para receber tantos visitantes.

Para 2023, a prefeitura aprovou recentemente a cobrança de uma taxa para turistas que quiserem entrar no centro histórico, mas que não se hospedam em estabelecimentos da cidade. No ano passado, o governo da Itália proibiu a passagem de cruzeiros e outras grandes embarcações perto dos canais. EFE