Veneza perde 14 mil moradores em 20 anos e sofre com turismo em excesso
Especificamente, o centro de Veneza tem 49.997 moradores, enquanto em 2002 contava com 64 mil, e em 2012, com 58,2 mil, de acordo com dados do escritório municipal de estatísticas divulgados na imprensa italiana nesta quinta-feira. Para efeito de comparação, antes da pandemia de covid-19, mais de 100 mil turistas visitavam a cidade por dia.
Associações de moradores de Veneza como "Tutta la città insieme" lamentaram que ela esteja sendo "esvaziada de sua própria vida" e pediram à prefeitura para que tome medidas que protejam a cidade do chamado 'overtourism', ou superlotação turística sem que haja estrutura para receber tantos visitantes.
Para 2023, a prefeitura aprovou recentemente a cobrança de uma taxa para turistas que quiserem entrar no centro histórico, mas que não se hospedam em estabelecimentos da cidade. No ano passado, o governo da Itália proibiu a passagem de cruzeiros e outras grandes embarcações perto dos canais. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.