Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 09/02, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Processo de cassação

A presidente Dilma Rousseff tenta evitar que o TSE admita como prova, em um dos pedidos de cassação contra ela no tribunal, dados da operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.

O coordenador jurídico da defesa da campanha petista, Flávio Caetano, disse que as delações premiadas não podem ser utilizadas porque 'não têm pertinência' com o que se discute na ação eleitoral, não se referem ao período da campanha presidencial e são provas emprestadas sobre as quais não se garantiu o direito ao contraditório.

Leia mais

 

PT critica 'linchamento' de Lula 

O PT reforçou ontem a defesa pública de Lula e avalia que o ex-presidente, suspeito de ocultação de patrimônio e de receber favores de empreiteiras investigadas na Lava Jato, sofre 'uma tentativa de linchamento político e moral'.

Em artigo, Rui Falcão, presidente nacional do partido, acusa a oposição de praticar violência contra Lula e afirma que falta uma defesa unificada sobre o caso envolvendo o sítio em Atibaia, no interior de São Paulo.

Leia mais

 

Lei de Responsabilidade Fiscal 

A crise econômica e os desajustes nos Orçamentos fizeram os Estados arrecadarem no ano passado quase R$ 30 bilhões a menos do que o esperado e avançarem sobre limites de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os problemas financeiros também levaram a maioria dos governadores a piorar o comprometimento das finanças com pessoal em 2015. Vinte deles ultrapassaram limites estabelecidos pela norma ao longo do ano. O nível de endividamento dos governos teve elevação generalizada.

Leia mais

 

Crédito consignado recua 

O crédito consignado para trabalhadores do setor privado recuou 2% em 2015, algo que nunca havia ocorrido nessa linha de financiamento criada em 2004.

A queda ocorreu justamente no ano em que entrou em vigor uma lei que deveria incentivar e dar mais segurança jurídica a esse tipo de operação.

Leia mais

 

Microcefalia grave

Especialistas internacionais em microcefalia se mostraram surpresos pela severidade de alguns casos da doença em bebês brasileiros. Depois de algumas consultas, os profissionais ficaram chocados pela gravidade das deformidades que encontraram nas crianças.

De acordo com o geneticista William Dobyns, do Hospital Infantil de Seattle, a presença de excesso de fluído entre o cérebro e o crânio dos bebês é particularmente alarmante. Em geral, 5% dos casos são severos, mas a proporção parece ser maiorentre os casos do Brasil.

Leia mais

 

Sem boicote 

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos negou que teria dado a atletas a possibilidade de não disputarem os Jogos Olímpicos do Rio por causa da preocupação com o vírus da zika. A entidade informou está tomando medidas para a que a delegação americana esteja protegida.

Já o Comitê Organizador dos Jogos afirmou que não teme que atletas dos Estados Unidos desistam de vir ao Brasil.

Leia mais

 

Segunda noite na Sapucaí 

Portela, Salgueiro e Mangueira foram os destaques da segunda noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

A campeã será conhecida amanhã, quando acontece a apuração dos votos.

Leia mais

 

Apuração em São Paulo

Hoje, a partir das 16h, vai ser realizada a apuração das notas das escolas de samba de São Paulo, no Anhembi.

O quesito fantasia vai ser o primeiro critério de desempate para apontar a grande campeã do Carnaval 2016 na capital paulista.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos