Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 27/01, para você; ouça
Vai crescer ainda mais
O procurador da República Deltan Dallagnol, encarregado da operação Lava Jato no Ministério Público Federal, disse que os depoimentos de ex-executivos da Odebrecht vão dobrar o número de pessoas sob investigação. São ao todo 77 delações premiadas de executivos da empreiteira.
A Lava Jato já denunciou até o momento 259 pessoas. Dezenas de empresários e políticos já foram condenados à prisão.
“Tumultua a vida de todos”
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou que "ninguém deseja ser relator da Lava Jato" porque isso "tumultua a vida de todos".
A declaração foi dada um dia depois de o ministro ter dito que, se fosse nomeado relator, atuaria com "mesma naturalidade que decide todos os processos".
Acordo para reequilibrar as contas
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou ontem que a União e o Estado do Rio de Janeiro assinaram um acordo para encaminhar medidas legislativas que permitam o ajuste fiscal do Estado.
Meirelles destacou que o termo vai permitir o reequilíbrio das contas do Estado entre 2017 e 2019 e "poderá ou não ser renovado".
A conta do muro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende fixar um imposto de 20% sobre todas as importações vindas do México para pagar o muro que quer construir na fronteira com o país.
Só que esse imposto não pode ser aplicado de forma imediata, já que está vigente o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), assinado por EUA, Canadá e México há mais de duas décadas.
Será que dessa vez o preço cai?
A Petrobras informou que vai baixar novamente o preço dos combustíveis nas refinarias, para que fiquem mais alinhados com os preços no exterior. A gasolina vai ficar 1,4% mais barata, em média, e o óleo diesel, 5,1%.
A mudança entra em vigor hoje e se refere ao preço das refinarias, o que significa que o preço para o consumidor pode não cair na mesma proporção. Se o reajuste for repassado ao consumidor integralmente, a gasolina pode cair 0,4% ou R$ 0,02 por litro e o diesel pode ficar 2,6% ou cerca de R$ 0,08 por litro mais barato.
Prazo prorrogado
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terminariam hoje, foram prorrogadas por 48 horas. Isso significa que os candidatos terão até 23h59 de domingo para acessar o sistema e concorrer a uma das 238.387 vagas em 131 universidades.
O Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliar o prazo devido à dificuldade de muitos candidatos para entrar no sistema. A divulgação do resultado está mantida para segunda-feira (30).
Retorno da Chape
A Chapecoense disputou ontem a primeira partida oficial após o acidente de novembro. Na Arena Condá ocupada pela metade, Chapecoense e Joinville empataram em 0 a 0 pela Copa da Primeira Liga.
Em campo, a equipe mostrou dificuldades de entrosamento, já que nenhum dos titulares estava no clube no ano passado. Ao todo, 23 jogadores foram contratados para a temporada.
Avanço no futebol
Clubes brasileiros que não tiverem um time de futebol feminino serão proibidos de disputar a Libertadores a partir de 2019. A decisão faz parte das mudanças na Licença de Clubes da Fifa.
O investimento no futebol feminino não é a única exigência do licenciamento. Para obtê-lo, os clubes terão de cumprir ações que visam, principalmente, estimular a formação de jovens atletas e aumentar a transparência nos balanços financeiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.