O que explica engavetamento com 128 veículos, 94 pessoas e 6 mortes no PR

O megaengavetamento na BR-277 em Balsa Nova (PR), que aconteceu no último dia 2 e causou seis mortes, envolveu 128 veículos e 94 pessoas. É o que conclui laudo da PRF (Polícia Rodoviária Federal) sobre o acidente.

Com base no depoimento de testemunhas, o laudo conclui que o engavetamento aconteceu devido ao nevoeiro que reduziu consideravelmente a visibilidade na pista, combinado com a reação tardia ou ineficiente dos condutores.

Tamanha quantidade de veículos é explicada, segundo a polícia, por incluir na conta caminhões e as respectivas carretas, que têm placas diferentes. Se considerarmos cada conjunto de caminhão e seus reboques como um só veículo, seriam 82 envolvidos na colisão múltipla, esclarece a PRF.

Segundo o laudo, todas as vítimas que morreram estavam em veículos de passeio que foram prensados entre dois veículos de carga —cinco pessoas morreram no local e outra acabou morrendo no hospital.

Além disso, o engavetamento deixou 12 feridos.

Na altura do km 136 da BR-277, onde aconteceram as batidas em série, a velocidade é limitada a 80 km/h.

A cerca de 2 km do local da batida, há placas advertindo para a necessidade de se reduzir a velocidade quando há neblina e orientando a não parar no acostamento sob nevoeiro, diz o laudo.

As conclusões da PRF foram encaminhadas à Polícia Civil para auxiliarem na elaboração do laudo pericial criminal.

Deixe seu comentário

Só para assinantes