Kwanzaa começa no dia 26; entenda como é a tradicional comemoração negra

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (22). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

***

O Kwanzaa é uma celebração tradicional de famílias negras em diversas regiões do mundo, que acontece entre os dias 26 de dezembro e 1 de janeiro.

Em sete dias, a família ou comunidade negra acende uma vela e celebra um princípio pan-africanista por dia: umoja (união), kujichagulia (autodeterminação), ujima (trabalho coletivo e responsabilidade), ujamaa (economia cooperativa), nia (propósito), kuumba (criatividade) e imani (fé). As velas são colocadas em um candelabro chamado de Kinara.

O Kwanzaa foi criado pelo professor e ativista norte-americano Maulana Karenga na década de 1960, período de forte segregação racial nos Estados Unidos. O nome "Kwanzaa" deriva da expressão "matunda ya kwanza", que significa "primeiros frutos" em swahili, a língua mais falada no continente africano.

Além dos EUA, o Kwanzaa também é comemorado em países como Colômbia e Brasil.

Segundo o historiador Carlos Machado, o Kwanzaa não substitui o Natal como muitas pessoas imaginam. O objetivo central da celebração é fortalecer os laços da comunidade negra.

"As velas são vermelhas, verdes e pretas, cada uma com um significado diferente. O vermelho representa o sangue perdido lutando pela libertação, o verde representa o futuro da libertação negra e a vela preta representa as pessoas para quem este feriado existe."
Carlos Machado, historiador

PEGA A VISÃO

"Se tivesse esse negócio de teste de ancestralidade na época da minha mãe, ela seria a primeira a fazer. Minha mãe tinha uma imensa curiosidade em relação às suas origens"
Vera Eunice, professora

Continua após a publicidade
Origens UOL
Origens UOL Imagem: Daniela Toviansky/UOL, Instituto Moreira Sales, Arquivo Pessoal | Arte: Deborah Faleiros/UOL

A convite do UOL, Vera Eunice, professora e filha de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) realizou o sonho da mãe ao fazer um teste de genética para descobrir de quais países vieram seus antepassados. Com os irmãos José Carlos de Jesus e João José de Jesus já falecidos, Vera, a filha caçula, é hoje a única que poderia embarcar nessa aventura rumo às origens da família.

A HISTÓRIA DA HISTÓRIA

Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de despejo: Diário de uma Favelada"
Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de despejo: Diário de uma Favelada" Imagem: Divulgação

A intimidade com a fome e a discriminação sentida na pele deixaram marcas na obra de uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira. Mulher negra E mãe solo, Carolina Maria de Jesus nunca deixou de retratar em seus livros problema sociais e de atribuir culpas a governantes do país já no início do século passado.

Boas festas! Nós Negros retorno no dia 5 de janeiro!

Deixe seu comentário

Só para assinantes