Quem desaprova Lula, os evangélicos ou o bolso do brasileiro?

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta trouxe más notícias para Lula. A aprovação ao seu governo caiu para 51% e chegou perto da desaprovação, de 46%. A opinião corrente no Planalto e adjacências -e os números corroboram essa ideia- é que os evangélicos estão se afastando ainda mais da gestão petista.

Pode ser, mas José Roberto de Toledo gira um pouco a lâmpada e oferece outro foco interpretativo. Que é, claro, o econômico. A percepção de que o vazio no bolso aumentou também explica o afastamento dos crentes: "Quando o governo ou Lula fazem ou dizem algo que os ofende moral ou religiosamente, isso tem muito mais chance de aumentar a avaliação negativa do presidente se a percepção sobre a economia estiver em baixa", diz o colunista.

Reinaldo Azevedo não questiona os números, mas acredita que a data da pesquisa, ainda na marola no ato de Bolsonaro na Paulista, exerceu algum efeito no resultado. De qualquer forma, talvez seja bom para o mandatário ler o que escreve Josias de Souza: "Lula permanece acorrentado a uma agenda tóxica. Nas últimas semanas, dedicou-se a chutar Bolsonaro, afagar o centrão de Arthur Lira e justificar o comentário em que encostou o holocausto em Gaza. A boa notícia é que Lula ainda dispõe de dois anos e três meses para mostrar serviço e mudar de assunto".

Outros olhares

Milly Lacombe: Maycon mostra à diretoria como se acaba com a farra. Leia mais

Juca Kfouri: Vini Jr. salva o Real Madrid e se salva. Leia mais

Continua após a publicidade

Leonardo Sakamoto: Há um Brasil que quer anistia de golpista e prisão de quem usa maconha. Leia mais

Mariana Londres: Socorro ao setor de eventos pelo Perse ficará restrito a pequenas empresas. Leia mais

Chico Barney: Michel se entregou ao BBB, mas foi sacaneado pela produção do programa. Leia mais

Reinaldo Azevedo: Venezuela tem de deixar de ser peso que o PT carrega por vontade. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes